O enquadramento legal da educação inclusiva e as orientações sobre a recuperação das aprendizagens constituem um enorme desafio para novas práticas inclusivas em sala de aula, bem como novas metodologias que promovam as aprendizagens de todos os alunos. Assim, há que criar ambientes seguros e estimulantes nas escolas para que o diálogo, a reflexão e a partilha desbravem o caminho e orientem todos os agentes educativos para as mudanças a realizar.

Esta ação de formação procura contribuir para uma reflexão crítica sobre os desafios da diversidade, bem como apoiar a operacionalização de práticas pedagógicas ajustadas para que os alunos sejam melhores aprendentes e o professor melhor ensinante, definindo com maior acuidade as ações bem como as evidências a identificar em contexto de sala de aula.

A presente ação insere-se no processo de concretização do Projeto Educação Inclusiva 21-23 e do plano integrado para a recuperação das aprendizagens dos alunos do ensino básico e secundário, Plano 21|23 Escola+.

digital dos docentes é determinante para o desenvolvimento de modelos inovadores associados aos processos de ensino e de aprendizagem. A Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020 que aprova o Plano de Ação para a Transição Digital prevê um investimento nas competências digitais (CD) dos docentes e dos formadores. Considera-se, assim, fundamental que os docentes desenvolvam a CD necessária para poderem exercer uma cidadania ativa e usar as tecnologias digitais em contexto profissional, pedagógico e didático, promovendo, posteriormente, o desenvolvimento da CD dos alunos. Integrada num plano de formação em 3 níveis de proficiência digital, esta formação inspira-se nas competências iniciais do Quadro de Referência DigCompEdu.

A capacitação digital dos docentes é determinante para o desenvolvimento de modelos  inovadores associados aos processos de ensino e de aprendizagem. A Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020 que aprova o Plano de Ação para a Transição Digital prevê um investimento nas competências digitais (CD) dos docentes e dos formadores. Considera-se, assim, fundamental que os docentes desenvolvam a CD necessária para poderem exercer uma cidadania ativa e usar as tecnologias digitais em contexto profissional, pedagógico e didático, promovendo, posteriormente, o desenvolvimento da CD dos alunos. Integrada num plano de formação em 3 níveis de proficiência digital, esta formação inspira-se nas competências iniciais do Quadro de Referência DigCompEdu.

A capacitação digital dos docentes é determinante para o desenvolvimento de modelos inovadores associados aos processos de ensino e de aprendizagem. A Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020 que aprova o Plano de Ação para a Transição Digital prevê um investimento nas competências digitais (CD) dos docentes e dos formadores. Considera-se, fundamental que os docentes desenvolvam a CD necessária para poderem exercer uma cidadania ativa e usar as tecnologias digitais em contexto profissional, pedagógico e didático, promovendo, o desenvolvimento da CD dos alunos. Integrada num plano de formação em 3 níveis de proficiência digital, esta formação estrutura-se com base nas competências iniciais do Quadro de Referência DigCompEdu.


A Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020 que aprova o Plano de Ação para a Transição Digital prevê um investimento nas competências digitais dos docentes, articuladas com outras áreas de intervenção: distribuição de equipamentos com conectividade a alunos e professores e disponibilização de recursos educativos digitais. A utilização das tecnologias digitais em contexto profissional, pedagógico e didático torna-se um desígnio e a sua integração nos diversos domínios das Organizações Educativas fundamental. Esta formação centra-se no desenvolvimento da proficiência digital das Organizações Educativas, focado no contexto específico de atuação dos formandos e das suas escolas. A partir da realização de diagnósticos, pretende-se que os participantes se envolvam ativamente no desenho do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das suas escolas, com foco nas melhorias organizacionais.