O Decreto-Lei n.º 55/2018 tem como desígnio a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da qualidade das aprendizagens dos
alunos, através de uma maior flexibilidade na gestão curricular e desenvolvimento da educação para a cidadania.
Desde a implementação do Decreto-Lei n.º 55/2018, a formação tem-se centrado, maioritariamente, na capacitação dos docentes ao nível
das práticas pedagógicas e gestão da sala de aula adequadas à gestão flexível do currículo. Importa, agora, centrar os processos de
desenvolvimento profissional em outras áreas, que, em conjunto com a capacitação já implementada, permitirão a consolidação dos 3
objetivos enunciados (Inclusão, Sucesso e Qualidade das aprendizagens).
Assim, o desenvolvimento de opções curriculares eficazes, inovadoras e promotoras de qualidade no processo educativo, numa
perspetiva disciplinar e interdisciplinar, beneficiará da atualização científica e didática dos docentes.
Deste modo, procura-se desenvolver uma formação centrada nas componentes científica e didática dos temas/domínios específicos das
Aprendizagens Essenciais (AE), da disciplina de Economia A, em articulação com as áreas de competências previstas no Perfil dos
Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA), concretizando-se o entendimento sobre a construção curricular em vigor.
- Teacher: João Abel Macedo Martins