O enquadramento legal da educação inclusiva e as orientações sobre a recuperação das aprendizagens constituem um enorme desafio para novas práticas inclusivas em sala de aula, bem como novas metodologias que promovam as aprendizagens de todos os alunos. Assim, há que criar ambientes seguros e estimulantes nas escolas para que o diálogo, a reflexão e a partilha desbravem o caminho e orientem todos os agentes educativos para as mudanças a realizar.

Esta ação de formação procura contribuir para uma reflexão crítica sobre os desafios da diversidade, bem como apoiar a operacionalização de práticas pedagógicas ajustadas para que os alunos sejam melhores aprendentes e o professor melhor ensinante, definindo com maior acuidade as ações bem como as evidências a identificar em contexto de sala de aula.

A presente ação insere-se no processo de concretização do Projeto Educação Inclusiva 21-23 e do plano integrado para a recuperação das aprendizagens dos alunos do ensino básico e secundário, Plano 21|23 Escola+.

Nas escolas deste CFAE os docentes continuam a demonstrar a preocupação em acompanhar as mudanças que o mundo em que vivemos colocam à educação. É impossível ficar indiferente a esta nova realidade onde inovação, criatividade, competências sociais, sustentabilidade são oportunidades de aprendizagem que as escolas necessitam de garantir. Ao equipar os alunos de competências que os valorizem estaremos a fazer parte da equipa que facilita a construção de cidadãos ativos, responsáveis e comprometidos.

Assim, a Aprendizagem Cooperativa, apresenta-se como uma excelente oportunidade de poder dar significado às aprendizagens escolares, dotando os alunos das ferramentas essenciais para poderem ampliar a sua relação com os pares, com o património cultural, a sua relação com o mundo aprendendo e tendo oportunidade de intervir de forma mais capaz e exigente.


As Metodologias de Ensino Orientadas para a Investigação (MOI) são metodologias ativas de aprendizagem que preparam os discentes para um futuro mais promissor, dotando-os das competências necessárias ao cidadão do século XXI, permitindo que estes trabalhem mais e que o façam com sentido, emoção e curiosidade. A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) consiste na aprendizagem de novos conhecimentos através da resolução de problemas pelos alunos, que requer o seu envolvimento ativo nos processos de ensino e aprendizagem. Recorre-se a contextos problemáticos diversos que provoquem o envolvimento emocional do aluno, contemplando a diversificação dos recursos didáticos, as experiências de aprendizagem para promover a formação de cidadãos informados, atualizados, participativos, responsáveis e autónomos na prática da sua cidadania. Neste processo, o professor é um facilitador que ajuda o aluno a construir o seu próprio conhecimento. Desenvolvem-se competências de resolução de problemas e de tomada de decisão, no aluno, que o auxiliam em qualquer situação problemática pessoal, familiar, social ou profissional, e não só em atividades escolares.

Pelo exposto, é essencial que a formação contínua de professores abarque as MOI-ABRP, dotando-os destes conhecimentos e permitindo assim aos alunos desenvolver aprendizagens na área das Ciências mais efetivas, motivadoras, ativas, significativas, autónomas, criativas, colaborativas, solidárias, responsáveis e interventivas.