As Metodologias de Ensino Orientadas para a Investigação (MOI) são metodologias ativas de aprendizagem que preparam os discentes para um futuro mais promissor, dotando-os das competências necessárias ao cidadão do século XXI, permitindo que estes trabalhem mais e que o façam com sentido, emoção e curiosidade. A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) consiste na aprendizagem de novos conhecimentos através da resolução de problemas pelos alunos, que requer o seu envolvimento ativo nos processos de ensino e aprendizagem. Recorre-se a contextos problemáticos diversos que provoquem o envolvimento emocional do aluno, contemplando a diversificação dos recursos didáticos, as experiências de aprendizagem para promover a formação de cidadãos informados, atualizados, participativos, responsáveis e autónomos na prática da sua cidadania. Neste processo, o professor é um facilitador que ajuda o aluno a construir o seu próprio conhecimento. Desenvolvem-se competências de resolução de problemas e de tomada de decisão, no aluno, que o auxiliam em qualquer situação problemática pessoal, familiar, social ou profissional, e não só em atividades escolares.

Pelo exposto, é essencial que a formação contínua de professores abarque as MOI-ABRP, dotando-os destes conhecimentos e permitindo assim aos alunos desenvolver aprendizagens na área das Ciências mais efetivas, motivadoras, ativas, significativas, autónomas, criativas, colaborativas, solidárias, responsáveis e interventivas.