Os currículos de Matemática e as recomendações para a melhoria das aprendizagens dos alunos em matemática preconizam a utilização da tecnologia recorrendo a calculadoras e a computadores, bem como o desenvolvimento do pensamento computacional e do recurso à programação como experiências de aprendizagem a promover, de acordo com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Atualmente, assiste-se ao emergir frequente de novos produtos e novas aplicações que permitem aos professores diversificar as suas metodologias de trabalho, na procura constante de melhor contribuírem para o sucesso da aprendizagem dos seus alunos. Para que esses novos produtos sejam rentabilizados para a aprendizagem da Matemática, torna-se necessário que os professores os conheçam, discutam a sua utilidade, façam uma reflexão sobre a melhor maneira de os utilizar em ambiente de aula e analisem e construam materiais materiais adaptados aos programas em vigor.

Este curso surge para dar resposta às necessidades de formação dos professores, as quais se enquadram num contexto de permanente mudança tecnológica e num contexto de alteração e adaptação de instrumentos curriculares de acordo com o que se pretende para o futuro cidadão, estabelecido no Perfil dos Alunos.


Formador: Raúl Aparício Gonçalves