Nas escolas deste CFAE os docentes continuam a demonstrar a preocupação em acompanhar as mudanças que o mundo em que vivemos colocam à educação. É impossível ficar indiferente a esta nova realidade onde inovação, criatividade, competências sociais, sustentabilidade são oportunidades de aprendizagem que as escolas necessitam de garantir. Ao equipar os alunos de competências que os valorizem estaremos a fazer parte da equipa que facilita a construção de cidadãos ativos, responsáveis e comprometidos.
Assim, a Aprendizagem Cooperativa, apresenta-se como uma excelente oportunidade de poder dar significado às aprendizagens escolares, dotando os alunos das ferramentas essenciais para poderem ampliar a sua relação com os pares, com o património cultural, a sua relação com o mundo aprendendo e tendo oportunidade de intervir de forma mais capaz e exigente.
- Teacher: Isabel Lezón
As Metodologias de Ensino Orientadas para a Investigação (MOI) são metodologias ativas de aprendizagem que preparam os discentes para um futuro mais promissor, dotando-os das competências necessárias ao cidadão do século XXI, permitindo que estes trabalhem mais e que o façam com sentido, emoção e curiosidade. A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) consiste na aprendizagem de novos conhecimentos através da resolução de problemas pelos alunos, que requer o seu envolvimento ativo nos processos de ensino e aprendizagem. Recorre-se a contextos problemáticos diversos que provoquem o envolvimento emocional do aluno, contemplando a diversificação dos recursos didáticos, as experiências de aprendizagem para promover a formação de cidadãos informados, atualizados, participativos, responsáveis e autónomos na prática da sua cidadania. Neste processo, o professor é um facilitador que ajuda o aluno a construir o seu próprio conhecimento. Desenvolvem-se competências de resolução de problemas e de tomada de decisão, no aluno, que o auxiliam em qualquer situação problemática pessoal, familiar, social ou profissional, e não só em atividades escolares.
Pelo exposto, é essencial que a formação contínua de professores abarque as MOI-ABRP, dotando-os destes conhecimentos e permitindo assim aos alunos desenvolver aprendizagens na área das Ciências mais efetivas, motivadoras, ativas, significativas, autónomas, criativas, colaborativas, solidárias, responsáveis e interventivas.
- Teacher: Isménia Loureiro